top of page
foto-duna.png

 Casa Duna

​​

Casa Duna - Centro de Arte, Pesquisa e Memória de Atafona, é uma residência artística e produra cultural que se instala temporariamente na praia de Atafona, município de São João da Barra, litoral norte do Rio de Janeiro. O local vem sofrendo um intenso processo de erosão marítima.

​

Somos um laboratório de pesquisa estética e de ação sociocultural com foco principal nos campos da Filosofia e das Artes, instalado numa paisagem em constante movimento. Propomos uma pesquisa que é ação de intervenção estética, política e social. O interesse se volta para a experiência de vivenciar este território em seus aspectos ambientais e culturais.

 

Os temas da destruição e da catástrofe, bem como o da resistência, da adaptação e da reinvenção de significados ecoam, neste espaço específico, com a possibilidade de inscrição da experiência artística na paisagem e na vida das comunidades e em suas potências sociais. 

​

Percebemos a urgência de novas proposições micropolíticas, que visem a ressignificação poética e funcional da vida humana em seu espaço geográfico e cultural.

Julia Naidin and Fernando Codeço in performance action proposed by the artist Caroline Valansi.
Art Residence in "Visual Erosions" program. Nov - 2018

Also the Paraíba River, almost without water and without force to push the sand it brings in its walk, has lowered much of the level, allowing the sea to invade the Pontal of Atafona. The sea has eaten more than 300 houses, three streets, two restaurants, a gas station, a beach soccer field and even threatens the Atafona Lighthouse, some 100 more houses and totally destroy the once beautiful Pontal region. "






Osório Peixoto Silva, 1981

bottom of page